Photo by roya ann miller on Unsplash
Estudos mostram que as terras desmatadas contribuem para o aumento das temperaturas da superfície do planeta. O aço, por outro lado, ajudará a resolver os desafios das mudanças climáticas na construção de edifícios devido às suas características de reciclagem e tecnologias de produção com baixo teor de carbono.
O relatório da McKinsey de abril de 2022 Net-zero steel in building and construction: The way forward mostra que as tecnologias de produção de aço com baixo teor de carbono em breve “apoiarão a transição para o aço com emissões quase zero”.
O aço é durável e infinitamente reciclável
As estruturas de aço enformado a frio (LSF), por outro lado, foram avaliados no seu ciclo de vida – desde a mineração e processamento de matérias-primas até a produção de bobinas de aço, a fabricação de perfis de aço e sua durabilidade ao longo da vida útil de um edifício.
Além disso, o aço segue aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos por todos os principais padrões de construção verde e programas de classificação.
A madeira deteriora-se, o aço é durável
O aço é uma solução sustentável para a construção. E o aço verde e outras tecnologias de construção, diz a McKinsey, podem permitir reduções significativas nas emissões até 2030 e uma redução quase completa até 2050.